Projeto-piloto no Hospital de Frecheirinha
Implementação de ações de educação ambiental na unidade
Visando o manejo adequado dos resíduos sólidos do Hospital Menino Jesus de Praga, foi realizada nesta segunda-feira (17/07) a apresentação do projeto-piloto de educação ambiental para a unidade. O plano traz como objetivo transformar o ambiente de trabalho da unidade hospitalar, melhorar a qualidade de vida da população local e contribuir para a sustentabilidade dos recursos naturais do município.
No cronograma do projeto, o desenvolvimento de ações como coleta seletiva de materiais para reciclagem, compostagem de resíduos orgânicos (restos de comida), adoção de espaços públicos, doação/plantio de mudas e construção de áreas verdes.
O momento foi conduzido por Ricardo Sampaio, analista ambiental da PluralMed, grupo responsável pela gestão da unidade, em parceria com o Centro de Pesquisas em Doenças Hepato-Renais do Ceará (CEPHERECE).
“Frecheirinha vai realizar a gestão integrada dos resíduos sólidos de seu hospital. Não é a simples coleta seletiva. O objetivo é dar destino a todos os resíduos da unidade, desde o lixo contaminado até o material orgânico da copa. E a intenção é que a gente inicie os trabalhos logo no início de agosto”, disse Ricardo.
Para Júnior Lima, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Frecheirinha, “o projeto é muito importante para o município, que vem lutando para implantar a coleta seletiva. O projeto-piloto daqui pode ser levado para outras instituições, como escolas e outros prédios públicos. O município contribuirá, se for possível, até com mão de obra. Nós temos pessoas capacitadas, como engenheiros agrônomos para auxiliar com a parte da compostagem, disponibilizemos espaços e indicar associações de catadores para estarem recebendo o material daqui, que será uma fonte de renda para eles”.
Participaram também da apresentação funcionários do Hospital e representantes municipais das secretarias da Infraestrutura e Meio Ambiente e de Educação e Desporto.