CEPHRECE e PluralMed implantam sistema de ouvidoria em unidades de saúde
O Centro de Pesquisas em Doenças Hepato-Renais do Ceará (CEPHRECE) e o Grupo PluralMed estão implantando o sistema de ouvidoria em unidades de saúde onde atuam. O objetivo é garantir que a população tenha um canal de comunicação para registrar reclamações, sugestões e elogios sobre os serviços prestados.
Até o momento, a equipe do Núcleo de Atendimento ao Cliente (Nac) da PluralMed, liderada por Fleuris Braga, esteve nas cidades de Coreaú, Frecheirinha, Ibiapina, Varjota e Alcântaras. A visita teve como objetivo sensibilizar os profissionais de saúde e a população sobre a importância da ouvidoria.
“A ouvidoria é um instrumento fundamental para a melhoria da qualidade do atendimento”, afirmou Fleuris Braga. “Ela permite que a gente identifique os pontos fortes e fracos dos serviços prestados e tome medidas para corrigir os problemas. Todas as reclamações, elogios ou sugestões serão consolidados para, mensalmente, serem entregues aos gestores do municípios, para que possamos, juntos, melhorar cada vez mais os serviços. Outra ação que estamos planejando é, em breve, ofertar um curso sobre atendimento ao cliente para recepcionistas”, informou.
A ouvidoria é um canal independente de comunicação que atua de forma imparcial e sigilosa. Os usuários podem registrar suas manifestações escaneando o QR Code disponível nas unidades, em locais de fácil visibilidade, e respondendo o formulário disponível.
Ouvidoria nas unidades de saúde
A ouvidoria é importante em qualquer setor por diversos motivos. No caso das unidades de saúde, em primeiro lugar, ela contribui para melhorar a qualidade do atendimento prestado à população. Ao identificar os pontos fortes e fracos dos serviços, a ouvidoria ajuda a corrigir os problemas e oferecer um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado.
Em segundo lugar, a ouvidoria é um instrumento de controle social. Ela permite que a população participe da gestão das atividades e contribua para melhorar a qualidade dos serviços públicos.
Por fim, a ferramenta é um canal de comunicação importante para os profissionais, que recebem feedback sobre o seu trabalho e têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades.