Blog

Tecnologia na saúde de Varjota:o caminho para a melhoria da qualidade e da eficiência

Varjota é um exemplo de como a tecnologia pode ser usada para melhorar o sistema de saúde. O município iniciou a implantação do “Módulo de Atenção Especializada” no Centro de Especialidades Médicas (CEM). Essa é uma ferramenta do Sistema Vituz desenvolvida pela Célula de Tecnologia e Inovação da PluralMed.

O módulo permite o controle e o registro de atendimentos e tratamentos em andamento. Ele também integra imagens e testes diagnósticos, possibilitando um acompanhamento mais completo dos pacientes.  

Essa implantação representa um avanço importante para o município. A ferramenta vai ajudar a otimizar a prestação de cuidados de saúde no contexto especializado, melhorando a eficiência, a qualidade e a coordenação dos serviços. Além disso, foca no cuidado/comunicação em rede, já que a Atenção Primária também tem acesso às informações.

A tecnologia tem um papel fundamental na melhoria da qualidade e da eficiência dos serviços de saúde. Ela pode ajudar a otimizar os processos, melhorar a comunicação entre os profissionais e proporcionar uma experiência melhor aos pacientes.

Varjota conta com a parceria em gestão Centro de Pesquisas em Doenças Hepato-Renais do Ceará (CEPRECHE) e PluralMed.

VITUZ

O Sistema Vituz é uma plataforma on-line feita sob medida para o trabalho que a PluralMed faz em suas parcerias público-privadas. Após analisar toda a estrutura, processos e principais gargalos que o serviço de saúde possui, a Célula de Tecnologia e Inovação consegue criar uma solução inovadora que conecta todos os serviços.

Assim, o Vituz consegue melhorar desde os fluxos administrativos e regulação interna até uma assistência maior aos pacientes. Tudo para facilitar acesso, monitoramento e segurança de dados.

Na foto, a gerente da Atenção da Especializada da PluralMed, Heliandra Linhares, em visita técnica ao CEM de Varjota, dia 3 de outubro

Logo cepege