Blog

Projeto de Matriciamento em Pediatria na Atenção Primária é lançado em Ibiapina

Gerentes e enfermeiros de Ibiapina participaram nesta terça-feira (07/11) do lançamento do projeto “Matriciamento em Pediatria na Atenção Primária”, facilitado pela médica pediatra e neonatologista Drª. Renata Freitas, mestre em Saúde da Família (UFC).

O projeto tem como objetivo melhorar o cuidado integral à saúde das crianças, da gestação aos primeiros anos de vida, por meio do apoio matricial de pediatras às equipes de Atenção Primária à Saúde (APS).

Entre as ações do projeto estão: padronização das informações dos atendimentos dos bebês e crianças, elaboração de material para manejo dos principais problemas de saúde, realização de qualificações para profissionais da APS e acompanhamento de casos clínicos por meio da telemedicina.

Nesse primeiro momento, os presentes participaram da elaboração de uma análise SWOT para discussão de pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. “A matriz é um instrumento que me ajuda a conhecer um pouco do trabalho realizado no município. A partir daí, vamos pensar em estratégias para melhorar o acompanhamento das crianças de Ibiapina. Já combinamos um momento de educação permanente com os profissionais, de forma virtual, às terças-feiras. Acredito que serão encontros muito ricos”, disse a médica.

Drª Renata é especialista em Neonatologia (SBP/AMIB), tem residência em Pediatria (IMIP), médica pela UFPB, MBA em Gestão em Saúde USP (em curso), docente da Faculdade de Medicina na UFC Sobral e médica assistente do serviço de Neonatologia do Hospital Regional Norte (HRN).

O momento foi promovido pela parceria em gestão Centro de Pesquisas em Doenças Hepato-Renais do Ceará (CEPRHECE) e  PluralMed.

Logo cepege