CEPHRECE e PluralMed ofertam terapia alimentar para crianças com TEA do município de Frecheirinha
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta a comunicação e o comportamento social. Muitas crianças com TEA também apresentam dificuldades alimentares, que podem variar de recusa a seletividade alimentar.
Nesse sentido, a parceria em gestão PluralMed e CEPHRECE iniciou em Frecheirinha, nesta quinta-feira (09/11), o serviço de terapia alimentar, oferecido de forma gratuita para estudantes do Centro de Educação Infantil (CEI) Raimunda Júnior Damasceno, instituição escolhida pela empresa para receber o projeto “Escola do Futuro”. As crianças, entre 3 e 5 anos de idade, e suas respectivas famílias, serão acompanhadas pela nutricionista da PluralMed, Jéssica Maria.
Na terapia alimentar são aplicadas estratégias para aproximar, de forma lúdica, a criança do alimento. O processo identifica as causas das dificuldades alimentares e desenvolve estratégias para superá-las, isso inclui a avaliação das necessidades da criança, educação sobre alimentação e terapia comportamental.
“A terapia alimentar tem como objetivos ressignificar a alimentação, aproximar a criança do alimento, construir um relacionamento melhor com a comida, resgatar alimentos perdidos e mostrar para a criação que a alimentação pode ser leve, tranquila e feliz”, disse Jéssica Maria. “Tudo isso vamos fazer de forma lúdica, amorosa e respeitosa, em um processo longo, onde toda família precisa estar envolvida”.
O processo da terapia alimentar iniciou no dia 26 de outubro. Junto com o lançamento oficial do projeto “Escola do Futuro”, aconteceu um momento de escuta com as mães de crianças com TEA. Nesta quinta, a terapia iniciou e os encontros em Frecheirinha acontecerão quinzenalmente.
Escola do Futuro
O projeto prevê, além da terapia alimentar, a criação de áreas verdes no interior do CEI, construção de jardins com a utilização de materiais recicláveis, implantação da coleta seletiva, construção de uma horta escolar, oficina de comidas saudáveis junto às cozinheiras e capacitação dos educadores para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e inclusão de crianças com TEA. Essas atividades serão desenvolvidas dentro de um período de seis meses.
O Escola do Futuro é uma iniciativa da parceria em gestão CEPHRECE e PluralMed, com apoio da Prefeitura de Frecheirinha, por meio das secretarias de Educação e Desporto, de Saúde e do Trabalho e Assistência Social.
Ações ESG desenvolvidas em Frecheirinha
A parceria em gestão CEPHRECE e PluralMed realiza em Frecheirinha a gestão do Hospital Maternidade Menino Jesus de Praga. Na unidade, a Célula de ESG da PluralMed deu início a ações pautadas na responsabilidade socioambiental, um dos pilares da empresa.
Inicialmente, foi implementada a coleta seletiva no hospital. Com isso, os materiais recicláveis passaram a ser destinados para a Associação de Catadores de Frecheirinha, entidade que vem sendo fortalecida e incluída em diversas ações da PluralMed no município.
No hospital foi instituída a “Certidão da Vida” que representa o plantio de uma muda nativa aos arredores do hospital sempre que uma criança nasce. O momento simbólico traz aos pais e aos demais envolvidos o sentimento de pertencimento e envolvimento nas questões ambientais.