Telemedicina: Hospital maternidade menino Jesus, em Frecheirinha, implanta tecnologia e fortalece saúde pública
O Hospital Maternidade Menino Jesus de Praga, em Frecheirinha, segue em expansão. O estabelecimento de saúde, administrado pela parceria em gestão do Centro de Pesquisas e Doenças Hepato-Renais do Ceará (CEPHRECE) e PluralMed, implantou o serviço de telemedicina, e ampliou a capacidade de atendimento na área por especialidades. Nessa fase inicial o serviço público está sendo ofertado duas vezes na semana.
Com o início dos atendimentos, a unidade passa a oferecer aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) interconsultas em diversas especialidades médicas, respostas rápidas com teleparecer, além de visitas de médicos especialistas nas enfermarias. Ainda é possível oferecer acompanhamento de múltiplos profissionais de saúde, como nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros.
O serviço oferecido pelo Hospital Maternidade Menino Jesus de Praga também vai possibilitar a construção, implementação e acompanhamento de planos terapêuticos clínicos, possibilitando uma melhor recuperação do paciente atendido. “A telemedicina permite que pacientes que residem em regiões remotas recebam atendimento médico e multidisciplinar de qualidade e humanizado. Essa ferramenta possibilita o contato direto, mesmo à distância, com médicos especialistas que estabelecem tratamento com base em diagnósticos precisos,” destacou Dr. Anderson Dias, médico integrante da equipe multidisciplinar e Diretor Clínico do Hospital.
Para o Diretor de Tecnologia e Inovação da PluralMed, Abdoral Timóteo, responsável pela instalação do serviço, a Telemedicina vai oferecer mais segurança e qualidade no atendimento ao usuário do Sistema de Saúde de Frecheirinha. “A telemedicina é uma ferramenta útil e poderosa, uma vez que possibilita que pacientes internados em unidades hospitalares recebam atendimento de médicos especialistas que não estão disponíveis localmente. Dessa forma, em conjunto com a equipe in loco, os diagnósticos são realizados com maior assertividade e agilidade”, destacou.
A TELEMEDICINA NO BRASIL
A telemedicina surgiu no Brasil década de 1990, quando uma empresa aplicou a tecnologia em exames de ECG remotos. No entanto, somente nos últimos anos, devido a pandemia de Covid, o serviço se tornou popular. O contexto da pandemia culminou na regulamentação das práticas de telessaúde em todo o território nacional abrangendo todas as profissões da área da saúde pelo Governo Federal, através da Lei N 14.510, de dezembro de 2022.
Foram muitos os avanços, e a tecnologia segue em expansão. Além do governo, empresas que atuam na área da saúde investiram em telemedicina, com a formação de equipes e centros de pesquisa.