CONHEÇA MAIS SOBRE A
NOSSA HISTÓRIA
O Centro de Pesquisas em Doenças Hepatorrenais do Ceará (CEPHRECE) é uma instituição com 50 anos de história, consolidado como referência nacional nas áreas de imunogenética e transplantes de órgãos.
São quase 50 anos de história e inovação, sendo responsáveis pelo primeiro transplante renal do Norte e Nordeste realizado em 1977 e por significantes contribuições na formação de grandes nomes da área.
Desde a sua fundação, atua com pesquisa, inovação tecnológica e precisão diagnóstica, oferecendo suporte essencial às
equipes transplantadoras e contribuindo diretamente para o sucesso de programas de transplantes de rim, coração, pulmão e pâncreas.

Em 1975, ano da sua fundação, o CEPHRECE realizou o primeiro transplante renal do Norte e
Nordeste do Brasil, um marco pioneiro que simboliza o seu compromisso contínuo com o avanço científico.
Hoje, com mais de 12 mil exames anuais, destaca-se pela confiabilidade dos resultados e pela agilidade na emissão de laudos, atendendo às necessidades clínicas e científicas com
excelência e oferecendo suporte preciso às equipes transplantadoras.
O CEPHRECE é uma instituição privada, sem fins lucrativos, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) na área da saúde. A instituição tem se consolidando como centro de referência em ensino e pesquisa biomédica, imunogenética e histocompatibilidade e gestão de equipamento.
A atuação do CEPHRECE contribui para o fortalecimento da rede estadual de transplantes, através do Laboratório de Histocompatibilidade e Imunogenética, credenciado pela Portaria nº 3.196/2025 no Sistema Nacional de Transplantes (SNT), em colaboração integrada com a Central de
Transplantes do Estado do Ceará, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE) e
os Hospitais de Referência em Transplante, integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao longo de cinco décadas dedicadas à ciência e à vida, o CEPHRECE reafirma seu comprometimento com a inovação técnico-científica, pautado na responsabilidade social, no desenvolvimento sustentável e na integração entre ensino, pesquisa e assistência à saúde.
