Padronização de encaminhamentos para fisioterapia em Alcântaras é tema de encontro nesta quinta-feira (09/11)
A Célula de Processos Assistenciais da PluralMed promoveu, nesta quinta-feira (09/11), um encontro para discussão sobre padronização dos encaminhamentos para serviços do Centro de Fisioterapia de Alcântaras. Participaram do momento, mediado pelas gerentes Heliandra Linhares (Atenção Especializada) e Larissa Farias (Atenção Primária), a enfermeira da regulação em saúde, Terciany Lima, e fisioterapeutas do município.
Na ocasião, foi discutido e apresentado o protocolo de referência e contrarreferência para construção de um instrumento de encaminhamento para fisioterapia, a ser disparado para os demais serviços de saúde do município. O instrumento contém informações essenciais para o correto atendimento do paciente.
A padronização dos encaminhamentos é importante para garantir que os pacientes recebam o atendimento adequado e oportuno. Ela também contribui para a melhoria da comunicação entre os diferentes pontos da rede de atenção à saúde.
“Foi um momento para instituir um protocolo de referência e contrarreferência para fisioterapia de Alcântaras, qualificando o encaminhamento dos pacientes e minorar as inadequações”, afirmou Heliandra Linhares. “O documento contém critérios claros para padronização dos serviços e da assistência, estabelecendo prioridades, conforme o princípio da equidade do SUS”.
A reunião foi uma iniciativa da parceria em gestão Centro de Pesquisas em Doenças Hepato-Renais do Ceará (CEPHRECE) e PluralMed, com o apoio da Prefeitura de Alcântaras, por meio da Secretaria de Saúde.