Blog

PluralMed e CEPHRECE realizam pesquisa sobre demanda de saúde mental em Alcântaras

Agenda no município contou ainda com visita à Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF)

As gerentes Heliandra Linhares (Atenção Especializada) e Rafaella Sabine (Ensino e Pesquisa) estiveram em Alcântaras, nesta quarta-feira (18/10), para realizar uma pesquisa sobre a demanda de saúde mental do município. O objetivo é planejar intervenções e melhorias no fluxo de atendimento da população. Elas foram recebidas pela assistente administrativa Ucileudia Alves.

A pesquisa está sendo realizada com base no levantamento de dados nos prontuários das demandas atendidas no ambulatório de psiquiatria. De acordo com essas informações, a parceria em gestão Plural e Centro de Pesquisas em Doenças Hepato-Renais do Ceará (CEPHRECE), com o apoio da Prefeitura, poderão planejar estratégias para atender à demanda.

“Saúde mental é uma demanda que vem crescendo nos últimos anos. Por isso, precisamos pensar em ações da rede de atenção à saúde e intersetoriais, para melhorar os processos assistenciais às pessoas em sofrimento mental”, disse Heliandra.

A gerente também realizou uma visita técnica à Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) para verificar os processos de trabalho da programação, aquisição, armazenamento e distribuição das medicações para as unidades de saúde. Ela foi acompanhada pela farmacêutica Bruna Alcântara, que apresentou as principais demandas da unidade. No momento, a principal atividade a ser desenvolvida na área é a reformulação dos fluxos de distribuição.

“Algo que estamos articulando com a gestão é a implantação do módulo de Assistência Farmacêutica da Plataforma Vituz, um sistema da PluralMed que pode resolver todas as questões voltadas à distribuição. Além disso, os gestores vão ter acesso a informações bem relevantes sobre essa atividade”, complementou Heliandra.

Logo cepege