Ibiapina inicia implementação de instrumental de encaminhamentos para serviços de fisioterapia no Centro de Especialidades
A Secretaria de Saúde de Ibiapina, em parceria com o CEPHRECE e a PluralMed, iniciou a implementação do “Instrumental de Referência e Contrarreferência para o Centro de Especialidades”. O novo protocolo busca melhorar a qualidade e a eficiência dos encaminhamentos para os serviços de fisioterapia, contribuindo para a melhoria da comunicação entre os pontos da rede de atenção à saúde.
A gerente da Atenção Especializada da PluralMed, Heliandra Linhares, esteve reunida com a gerente do Centro de Especialidades, Alinne de Souza Luna, nesta quinta-feira (19/10), para monitorar o processo de implementação. Aline iniciou uma rodada de visitas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para apresentar do novo instrumental para gerentes, enfermeiros e médicos.
“O objetivo do novo instrumento é garantir a qualidade e a eficiência dos encaminhamentos para os serviços de fisioterapia no CEM”, afirmou Heliandra Linhares, responsável pela criação do documento, junto com Aline. “O próximo passo será a criação de protocolo visando estabelecer critérios claros para a solicitação de atendimento, o que vai contribuir para melhorar a assistência aos pacientes”.
O protocolo vem sendo discutido desde setembro, com demais representantes da Secretaria Municipal de Saúde. Além do protocolo, estão sendo planejadas ações de educação permanente para capacitar os profissionais de saúde a utilizarem o novo instrumento.
A implementação do novo instrumental está prevista para ser concluída no início de novembro, com início efetivo do novo procedimento já no dia 15 de novembro.
Heliandra aproveitou ainda para conversar com os gestores de Ibiapina sobre o módulo de Atenção Especializada da Plataforma Vituz, sistema da PluralMed para facilitar acesso, monitoramento e segurança de dados. Com ele, é possível otimizar a prestação de cuidados de saúde em contextos especializados, melhorando a eficiência, a qualidade e a coordenação dos serviços.
Com o módulo de Atenção Especializada, é possível ter sistemas próprios para gerir centros como o CAPS, Centro de Reabilitação ou de Especialidades Médicas, conseguindo atender às necessidades básicas que essas instituições possuem, como o registro de atendimento e tratamentos em andamento. É possível agendar e gerenciar consultas, contar com registro eletrônico de saúde, gestão e tratamento de procedimentos, coordenação multidisciplinar, acesso a dados e histórico médico, entre muitas outras opções.