Servidores do CAPS e recepcionistas do Centro de Especialidades de Ibiapina participam de atividades de educação permanente
Colaboradores do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e recepcionistas do Centro de Especialidades de Ibiapina participaram, na manhã desta segunda-feira (20/11), de atividades de educação permanente sobre “Redução de danos” e “Acolhimento e ética”.
As atividades foram uma iniciativa da parceria em gestão CEPHRECE e PluralMed, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, e foram conduzidas pela gerente da Atenção Especializada da PluralMed, Heliandra Linhares.
Redução de danos
Com os colaboradores do CAPS, a discussão foi sobre a importância da redução de danos, uma estratégia que visa minimizar os riscos e danos associados ao sofrimento mental em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas.
“A redução de danos é uma abordagem baseada na saúde pública que busca melhorar a qualidade de vida das pessoas em uso de álcool e outras drogas. Então, essa estratégia é uma forma eficaz para reduzir transtornos, melhorar a saúde física e mental e promover a inclusão social das pessoas atendidas pela unidade”, explicou Heliandra Linhares.
Acolhimento e ética
Com os recepcionistas do Centro de especialidades, a discussão foi sobre a importância do acolhimento e da ética no atendimento aos pacientes.
“O acolhimento é fundamental para a construção de um relacionamento e vínculo entre o paciente e o profissional de saúde”, disse Heliandra Linhares. “O acolhimento deve ser realizado de forma humanizada e respeitosa, considerando as necessidades e expectativas do paciente”.