CEPHRECE realiza momento de conscientização com pacientes da lista de transplantes
O Centro de Pesquisas em Doenças Hepato-Renais do Ceará (CEPHRECE), instituição sem fins lucrativo pioneira nos transplantes no Ceará desde 1975, realizou, na manhã desta quinta-feira (21/09), um momento de conscientização com pacientes da lista de espera.
Durante a ação, Larissa Cavalcante Freitas, farmacêutica do Laboratório de Histocompatibilidade de Transplante do CEPHRECE, mestre em transplante pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), reforçou a importância de manter os exames necessários para o procedimento em dia, para que o paciente fique apto a receber o órgão que necessita assim que surgir a possibilidade. Momento semelhante será realizado também nesta sexta-feira (22/09) e dia 27, Dia Nacional da Doação de Órgãos.
As atividades fazem parte da campanha “Doe de Coração”, movimento da Universidade de Fortaleza (Unifor), com apoio do CEPHRECE, que toma força durante o Setembro Verde, mês voltado para a conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, regulamentada pela Lei nº 9.434/1997 e coordenada pela Central de Transplantes do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).
Ainda existem muitos desafios em relação à conscientização e à infraestrutura para garantir o acesso aos transplantes. As campanhas buscam, para além de destacar a importância da doação de órgãos, desmistificar mitos.
O CEPHRECE lançou ainda um folder sobre “Doença Renal Crônica”, com explicações sobre o que é, diagnóstico, tratamento e processos envolvidos para o transplante. O transplante de rim é o mais comum no Brasil